Desempenho da Produção e do Consumo Interno
Período: Novembro/2017 a Outubro/2018
Realização da Área de Pesquisas da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café
Maior qualidade, produtos diferenciados e novos momentos de consumo incrementam a demanda da bebida no País
O consumo interno de café no Brasil chegou a 21 milhões de sacas, no período de novembro de 2017 a outubro de 2018, representando um crescimento de 4,80%, com relação ao período anterior, de novembro de 2016 a outubro de 2017, conforme levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC. Esses números elevam o consumo per capita para 6,02 kg/ano de café cru e 4,82 kg /ano de café torrado e moído, o que mantém o Brasil como o segundo maior consumidor de café do mundo.
A procura por café segue em plena expansão, acompanhando uma tendência que se observa globalmente. Entre as empresas associadas da ABIC, o crescimento sobre o período anterior foi de 7,03%, demonstrando que os brasileiros estão consumindo mais café. Este aumento foi particularmente importante porque o ano foi caracterizado por uma redução da oferta do grão, motivada pela seca severa que atingiu a região produtora de café conilon em 2016 e 2017, trazendo como consequência uma volatilidade nos preços finais. E mesmo assim o brasileiro não reduziu a compra.
Ao longo dos anos, a ABIC também contabilizava em seu levantamento a estimativa do consumo do grão utilizado pelas empresas não associadas e por outros canais de consumo “não cadastrados”, como fazendas, cafeterias e informais. Nesta nova metodologia, a ABIC desconsiderou o volume antes atribuído às não cadastradas, o que representou uma redução de 1,953 milhão de sacas, no volume total apresentado anteriormente.
Com relação às empresas não associadas, este número é importante porque a ABIC registra em seu banco de dados a existência atual de 1393 empresas de café no País, cujos produtos foram coletados no mercado para o rastreamento e monitoramento da pureza e da qualidade, por meio das análises laboratoriais.
Desse total, 405 são empresas associadas, que respondem por 73,5% do consumo interno de café torrado e moído (14,64 milhões de sacas), enquanto 988 empresas são as “não associadas”, cuja produção é menor e seu volume é estimado com base em informações do mercado ou por comparação com empresas do mesmo porte.
A ABIC acredita que o consumo interno possa ser ainda maior, principalmente quando contabilizada a demanda em cafeterias, panificadoras, e outros pontos, que muitas vezes torram seus próprios grãos, bem como, o consumo nas mais de 300.000 fazendas de café, cujo cálculo do volume não pode ser determinado com facilidade.
Categoria | Ano anterior | Ano atual | Crescimento % |
(Nov/16 a Out/17) (scs/ano) | (Nov/17 a Out/18) (scs/ano) | ||
Empresas associadas | 13.681.130 | 14.642.300 | 7,03 |
Empresas não-associadas | 5.282.200 | 5.282.200 | – |
Total geral de café torrado e moído | 18.963.330 | 19.924.500 | 5,07 |
Empresas de café solúvel (*) (*) Fonte: mercado | 1.079.930 | 1.079.930 | – |
Total nacional de consumo de café (scs/ano) | 20.043.260 | 21.004.430 | 4,80 |
Consumo per-capita: café em grão cru (kg/hab.ano) | 5,81 | 6,02 | |
Consumo per-capita: café torrado e moído (kg/hab.ano) | 4,65 | 4,82 | |
Fonte: ABIC |
O consumo continua concentrado nas residências, representando 64% do total, enquanto fora do lar atingiu 34%. Este último tende a crescer continuamente, porque a oferta de cafés de alta qualidade em cafeterias, restaurantes e panificadoras induz ao aumento de demanda da bebida. Destaca-se também o consumo do grão torrado no food service, que segue em crescimento.
Cresceu a busca por cafés em grão torrado. A preferência por espressos, bem como a procura por máquinas automáticas e domésticas de café elevou o total das vendas em grão, que passou de 18% para 19%. Por outro lado, o fenômeno das cápsulas parece ter acelerado ainda mais, trazendo uma mudança de hábitos dos consumidores, que veem na praticidade e na variedade de sabores, as características adequadas para uso no lar, nos escritórios, em pequenos comércios, lojas e outros estabelecimentos onde antes não havia serviço de café.
Os consumidores brasileiros estão mais exigentes com relação à qualidade. Isso é resultado de maior conhecimento sobre cafés, suas características, suas diferenças por formas de preparo, dos diferentes terroirs, regiões produtoras diversas e de muita divulgação dos resultados de concursos de qualidade com recordes de valores pagos aos produtores vencedores.
É fruto também do conhecimento dos benefícios do café para a saúde humana, com a divulgação de efeitos positivos para a prevenção de diabetes, problemas cardiovasculares, Parkinson e combate aos radicais livres, entre outros. Todos esses fatores são potencializados pelo interesse dos consumidores nos cafés gourmet e especiais, de alta qualidade, maior valor agregado que têm remunerado adequadamente os agentes da cadeia produtiva.
A ABIC criou em 2004 um inédito programa de certificação de qualidade, o PQC – Programa de Qualidade do Café, que certifica e monitora a qualidade das marcas que aderem ao programa e são destacadas por um selo que garante ao consumidor o tipo Extra Forte, Tradicional, Superior ou Gourmet.
Um pioneiro aplicativo gratuito (De olho no café), nas plataformas Android e IOS, desenvolvido pela entidade, permite que seja verificada através do código de barras do produto, se o café é certificado ou não e em qual programa. Sendo certificado no PQC, o consumidor pode acessar as suas características, como tipo de bebida, ponto de torra, sabor e aroma. Além de poder fazer comentários e denúncias.
O consumo de café deve continuar em expansão com uma tendência de crescimento contínuo até 2021, com evolução estimada em 3,5% ao ano (fonte:Euromonitor).
Cafés de alta qualidade, Superiores ou Gourmet devem ganhar espaço na preferência de grupos de consumidores que valorizam sabor e aroma diferenciados e que já demonstraram que pagam mais desde que a entrega seja correspondente. Cafés Tradicionais e Extra Forte continuarão sendo o grande “consumo” e ganharão mais qualidade em função das safras boas em 2017/2018 e 2018/2019, e do maior cuidado dos industriais com as matérias-primas e com os processos industriais que conduzem à qualidade.
Nathan Herszkowicz
Diretor-Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC.
Classificação Atual | UF | EMPRESA |
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1 | CE | GRUPO TRES CORACOES |
2 | SP | JACOBS DOUWE EGBERTS BR COM. DE CAFES LTDA |
3 | SE | INDS. ALIMENTS. MARATA LTDA. |
4 | SP | MELITTA DO BRASIL IND. E COM. LTDA. |
5 | SP | MITSUI ALIMENTOS LTDA. |
6 | PB | SAO BRAZ S/A IND. E COM. DE ALIMENTOS S.A |
7 | MG | COOP. REGIONAL DE CAFEICULTORES EM GUAXUPE LTDA. – COOXUPE |
8 | MG | CAFE BOM DIA LTDA. |
9 | SP | CAFE PACAEMBU LTDA. |
10 | GO | CAFE RANCHEIRO AGRO INDL. LTDA. |
11 | DF | CAFE DO SITIO IND. E COM. LTDA. |
12 | MG | FOODS IND. E COM. LTDA |
13 | PR | ODEBRECHT – COM. E IND. DE CAFE LTDA. |
14 | SP | CAFE UTAM S/A. |
15 | PR | FLORAO ALIMENTOS LTDA. |
16 | SP | CAFE JAGUARI LTDA. |
17 | SP | CAFE CANECAO LTDA. |
18 | GO | DICASA IND. E COM. DE ALIMENTOS LTDA. |
19 | PR | COAMO AGROINDL. COOPERATIVA |
20 | ES | REALCAFE SOLUVEL DO BRASIL S.A. |
21 | SP | TORREF. NOIVACOLINENSES LTDA. |
22 | SP | CATUAY DO BRASIL IND. E COM. DE CAFE LTDA. |
23 | PE | IND. E COM. CAFE OURO VERDE LTDA. |
24 | PE | MOINHO PETINHO IND. E COM. LTDA. |
25 | MG | SEGAFREDO ZANETTIBRASIL. COM.E DIST.DE CAFE S.A. |
26 | RJ | CAFE FAVORITO S/A. |
27 | SP | BRASIL ESPRESSO COMÉRCIO ATACADISTA LTDA |
28 | SP | LA SANTE TORREF. DE CAFE LTDA – ME |
29 | ES | BUAIZ S/A IND. E COM. |
30 | MA | PROD. ALIMENTICIOS RIBAMAR CUNHA LTDA. |
31 | MG | ICATRIL IND. DE CAFE DO TRIANGULO LTDA. |
32 | PR | IND. E COM. DE TORREF. DE CAFE JANDAIA LTDA. |
33 | ES | CAFE MERIDIANO IND. E COM. LTDA. |
34 | CE | MOAGEIRA SERRA GRANDE LTDA. |
35 | MG | IND. BRUNELLI LTDA. |
36 | SP | IND. E COM. DE CAFE MORAES LTDA. |
37 | BA | SOBESA INDL. DE ALIMENTOS SANTANENSE LTDA. |
38 | SP | SANTO ANDRE ALIM. IND. COM. IMP. E EXP. LTDA |
39 | MG | CAFE DOM PEDRO LTDA. |
40 | MG | CAFE ITAU LTDA. |
41 | PR | CAFE LONTRINHA LTDA |
42 | RJ | CIA. CAPITAL DE PRODS. ALIMENTICIOS |
43 | SP | NHA BENTA IND. DE ALIMENTOS LTDA. |
44 | SP | INTERCOFFEE COM. E IND. LTDA. |
45 | MG | VASCONCELOS IND. COM. IMP. E EXP. LTDA |
46 | SP | CAFE CAICARA LTDA. |
47 | SP | CAFES AMAJO E TONINHO IND. E COM. LTDA. |
48 | GO | ATLAS COM. E IND. LTDA. |
49 | BA | AGROIND. E EXP. CAFE BAHIA S/A. |
50 | DF | CAFE FORTE IND. E COM. LTDA. |
51 | RJ | TORREF. E MOAG. DE CAFE CARVALHO LTDA.-ME |
52 | SP | ALECIO GOTTI LTDA |
53 | PR | POSSANI E PAULA LTDA. |
54 | MG | IND. E COM. DE CAFE GEMA DE MINAS LTDA. |
55 | MT | PROCAFE – COM. E IND. DE PRODS. ALIMENTS. LTDA.-ME |
56 | MG | CAFE JEQUITINHONHA IND. E COM. LTDA |
57 | SP | ALCAFE CAFE LTDA. |
58 | MT | AROEIRA ALIM. IND. E COM. E DISTRIB. LTDA |
59 | RJ | CAFE FARAO LTDA |
60 | SP | CIMO ALIMS. COM. & EXP. LTDA. |
61 | BA | IPAM IND. DE PRODUTOS ALIMENTS. MOENDA LTDA |
62 | BA | MOINHO PAQUETA IND. E COM. LTDA. |
63 | SP | IND. E COM. CAFE FLORESTA LTDA. |
64 | AL | INDS. REUNIDAS CORINGA LTDA. |
65 | CE | IND. DE CAFE OJUARA LTDA. |
66 | RJ | SENDAS S/A. |
67 | PA | LIDER COM. E IND. LTDA |
68 | ES | IND. DE ALIMS. SANTA MARIA LTDA |
69 | MG | IND. E COM. DE CAFE DONA IRIS LTDA |
70 | BA | IND. E COM. DE CAFE PINGA FOGO LTDA. |
71 | MG | AGROINDUSTRIA ESSENCIA DE MINAS LTDA – ME |
72 | MG | CAFE SORRISO LTDA. |
73 | SP | TORREF. E MOAG. DE CAFE RIBEIRAO BONITO LTDA. |
74 | SP | IRMAOS KUHL LTDA. |
75 | MG | L A IND. E COM. DE CAFE LTDA. – ME |
76 | SP | CAFE EXCELSIOR LTDA. |
77 | GO | AMJ ALIMENTOS LTDA – ME |
78 | SC | CAFE GUIDALLI IND. E COM. LTDA. |
79 | ES | CAMPEAO COM. IND. DE CAFE LTDA. |
80 | MT | FARIA TORREF. E MOAG. DE CAFE LTDA. |
81 | PR | A B M IND. E COM. CAFE LTDA. |
82 | RO | TELMAR IND. E COM. LTDA. |
83 | GO | FILHO IND. E COM. DE ALIM. LTDA |
84 | BA | CADORO IND. E COM. DE ALIM. LTDA |
85 | SP | IND. E COM. DE CAFE CURUCA LTDA. |
86 | PR | COM. E IND. DE TORREF. DE CAFE DUAS MARIAS LTDA |
87 | SP | CAFE TESOURO LTDA. |
88 | SP | COOP. DE CAFEICULTORES E AGROP. LTDA.- COCAPEC |
89 | SC | ANJU IND. E COM. DE CAFE LTDA. |
90 | BA | PRODS. ALIMENTS. MARIA ROSA LTDA. |
91 | PB | MOINHO PATOENSE LTDA. |
92 | PR | CAFE CASA VERDE IND. E COM. LTDA |
93 | BA | J.R. COM. E EXP. DE CAFE LTDA. |
94 | SP | CSX IND. E COM. DE CAFE EIRELE |
95 | GO | IND. E COM. DE CAFE SABORES DO BRASIL LTDA |
96 | MG | CAFE CHAPADAO LTDA |
97 | MG | AGROPEC. FAZENDA DO BENTO IND. E COM. LTDA. |
98 | PR | COCARI COOP. AGROP. E INDL |
99 | MG | TORREF. BIA LTDA |
100 | MT | CAFE CAMARADA LTDA. |
Classificação Atual | UF | EMPRESA |
Associados | Média de 12 meses (scs/mês) | Média de 12 meses (scs/mês) | Cresc. % | PARTICIPAÇÃO (%) |
Nov/16 até Out/17 | Nov/17 até Out/18 | |||
10 maiores | 886.264 | 952.119 | 7,43% | 78,03% |
20 maiores | 955.430 | 1.027.758 | 7,57% | 84,23% |
50 maiores | 1.051.627 | 1.125.173 | 6,99% | 92,21% |
100 maiores | 1.099.576 | 1.176.872 | 7,03% | 96,45% |
200 maiores | 1.128.331 | 1.208.255 | 7,08% | 99,02% |
300 maiores | 1.138.474 | 1.218.784 | 7,05% | 99,88% |
100 menores | 4.830 | 4.630 | -4,14% | 0,38% |
Todas | 1.140.094 | 1.220.192 | 7,03% | |
Produção por Porte | ||||
De 5.001 a 20.000 scs/mês | 121.535 | 124.739 | 2,64% | 10,22% |
De 1.001 a 5.000 scs/mês | 118.331 | 121.228 | 2,45% | 9,94% |
De 501 a 1.000 scs/mês | 24.824 | 26.931 | 8,49% | 2,21% |