Desempenho da Produção e do Consumo Interno
Período: Novembro/2021 a Outubro/2022
Realização da Área de Pesquisas da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café
Associação completa 50 anos, unifica os Selos de Pureza e de Qualidade reafirmando seu compromisso com o consumidor
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), que completa 50 anos e passa por reestruturação dos seus Programas de Certificação, divulga dados que reforçam o papel do café como um alimento importante para os brasileiros e para a indústria nacional. Os números de consumo revelam que, apesar da crise econômica gerada em 2021 pela pandemia, que se recuperou em 2022, a procura por café seguiu seu ritmo: mesmo com leve queda de 1,01% em relação ao mesmo período analisado no ano anterior.
A atualização dos Programas de Certificação é motivada pela Portaria SDA 570/2022, em vigor desde 1º de janeiro de 2023, e responsável por estabelecer o padrão oficial de classificação do café torrado. A regulação dá espaço para a atuação de órgãos de defesa do consumidor, como PROCONS e o Ministério Público (MP), agirem contra denúncias de fraude no produto.
Serão duas principais alterações. A primeira se trata da unificação dos selos de Pureza e Qualidade. Um café pode ser puro, ou seja, não conter elementos estranhos, mas, ainda assim possuir qualidades desagradáveis ao consumidor. Antes esses cafés podiam obter o Selo de Pureza. Agora, não existirá mais apenas o Selo de Pureza. Graças à unificação, não basta o café ser puro, ele precisa também atingir o padrão mínimo de qualidade estabelecido pela Portaria 570 para ser certificado e conquistar o Selo da ABIC.
A segunda novidade é a consequência dessa unificação. Os produtos que não atingirem os requisitos mínimos de qualidade exigidos pela norma poderão ser comercializados e deverão ser identificados, na embalagem, como “Fora de Tipo”, entretanto estes produtos não receberão o Selo da ABIC. Dessa maneira, somente produtos acima do nível mínimo de qualidade serão certificados pela Associação.
“Estamos subindo a régua, pois acreditamos que o consumidor merece esse rigor, o mercado está preparado e a Portaria 570 só vem para fortalecer esse movimento em prol da qualidade do café”, afirma Pavel Cardoso, Presidente da ABIC.
Para acompanhar as novidades do segmento, a ABIC passou a ser uma entidade credenciada pelo Ministério da Agricultura MAPA para realizar a classificação do café torrado e moído e segue com o papel de única instituição certificadora da qualidade do produto final.
Consumo chegou a 21,3 milhões de sacas em 2022
Foram consumidas 21,3 milhões de sacas entre novembro de 2021 e outubro de 2022, queda de 1,01% em relação ao período anterior, considerando dados de novembro de 2020 a outubro de 2021. Este volume representa 41,8% da safra de 2022, que foi de 50,9 milhões de sacas, segundo a Conab. No período anterior, o volume representou 45,3% da safra, que foi de 47,7 milhões de sacas, também considerando os dados da Conab, destacando o Brasil como o maior consumidor dos cafés nacionais.
Os dados apurados pela ABIC reforçam o papel do café como um alimento importante para os brasileiros e para a indústria nacional e revelam que, apesar da crise econômica vivida em 2021 pela pandemia, com recuperação em 2022, o consumo de café seguiu seu ritmo: mesmo com a leve queda.
O Brasil mantém a posição de segundo maior consumidor de café do mundo. A diferença para o primeiro lugar, ocupado pelos Estados Unidos, é de 4,7 milhões de sacas. Quando analisado o consumo per capita, observa-se que, em 2022, ele foi de 5,96 kg por ano de café cru e 4,77 kg por ano de café torrado, um pouco abaixo do ano anterior (4,84kg/ano/hab.), devido ao crescimento da população.
Atualmente, as indústrias associadas da ABIC respondem por 71,1% da produção do café torrado em grão e/ou moído, e representam 86,1% de participação (share) no varejo supermercadista. A ABIC registra em seu banco de dados mais de 3.000 produtos certificados.
Consumo Interno de Café em 2022
Estima-se que as vendas da indústria de café em 2022 alcançaram R$ 23,5 bilhões, um aumento de 54,6% se comparado a 2021. Justificado pela valorização de preço da matéria-prima, mais de 120%, que impactou fortemente no custo da indústria e ocasionando o repasse ao varejo de parte deste aumento.
Em relação ao abastecimento, durante o ano de 2022, a oferta de cafés Canéforas se manteve normal, entretanto, a oferta de cafés arábicas ficou abaixo da normalidade, indicando suprimento irregular e seletivo para as indústrias de todos os portes.
Para que o café chegue à mesa dos brasileiros, o grão passa por variadas etapas e são muitos os fatores que impactam no preço final do produto encontrado na gôndola, tais como: o câmbio, os custos dos insumos, logística, volume da safra além de fatores socioeconômicos.
Segundo estudo realizado pela ABIC no ponto de venda, em 2022, a média nacional do reajuste de preço do café foi de 35,4%, consequência do repasse do aumento da matéria-prima que vem desde 2021.
Estima-se que a leve queda de consumo possa ter sido influenciada pelo aumento do preço nas prateleiras e a diminuição do poder aquisitivo.
As vendas de café aumentam nos meses de inverno e retraem nos períodos mais quentes ocorrendo menores volumes de vendas.
Comparando o preço da matéria-prima, o preço do café no varejo e o volume de vendas, observou-se que a matéria-prima aumentou até 137% até jan/22, enquanto o reajuste do café torrado e/ou moído foi mais lento, e somente no segundo semestre de 2022 atingiu o patamar de 100%.
A ABIC monitora as vendas no varejo, através de mais de 1 milhão de notas fiscais coletadas mensalmente em check outs de todo o Brasil, com o sistema da Horus.
Vendas do Atacarejo registraram um aumento de 20,77%, subindo de 4.812,5 milhões de sacas (2021) para 5.812,5 milhões de sacas (2022)
As vendas de cafés de alta qualidade apresentaram um aumento no volume de vendas, categoria superior (26%). Categoria Gourmet (20%) e cápsulas (5,5%) em 2022.
O faturamento com a categoria café subiu 35% foi de 22,57 bilhões de reais em 2021 para 30,57 bilhões de reais em 2022.
Classificação até out/22 | UF | EMPRESA |
---|---|---|
1 | CE | GRUPO TRES CORACOES |
2 | SP | JACOBS DOUWE EGBERTS BR COM. DE CAFES LTDA |
3 | SP | MELITTA DO BRASIL IND. E COM. LTDA. |
4 | SE | INDS. ALIMENTS. MARATA LTDA. |
5 | MG | COOP. REGIONAL DE CAFEICULTORES EM GUAXUPE LTDA. – COOXUPE |
6 | PB | SAO BRAZ S_A IND. E COM. DE ALIMENTOS S.A |
7 | MG | CAMIL ALIMENTOS S.A. |
8 | SP | MASSIMO ZANETTI BEVERAGE BRASIL LTDA |
9 | GO | CAFE RANCHEIRO AGRO INDL. LTDA. |
10 | MG | FOODS IND. E COM. LTDA |
11 | PR | ODEBRECHT – COM. E IND. DE CAFE LTDA. |
12 | SP | CAFE UTAM S/A. |
13 | DF | CAFE EXPORT IND. E COM. LTDA. |
14 | PR | FLORAO ALIMENTOS LTDA. |
15 | DF | CAFE DO SITIO IND. E COM. LTDA. |
16 | GO | DICASA IND. E COM. DE ALIMENTOS LTDA. |
17 | SP | CATUAY DO BRASIL IND. E COM. DE CAFE LTDA. |
18 | SP | CAFE JAGUARI LTDA. |
19 | SP | LA SANTE TORREF. DE CAFE LTDA – ME |
20 | PE | MOINHO PETINHO IND. E COM. LTDA. |
21 | ES | LATICINIOS REZENDE LTDA |
22 | PR | COAMO AGROINDL. COOPERATIVA |
23 | ES | REALCAFE SOLUVEL DO BRASIL S.A. |
24 | PE | IND. E COM. CAFE OURO VERDE LTDA. |
25 | SP | CAFE CANECAO LTDA. |
26 | ES | CAFE MERIDIANO IND. E COM. LTDA. |
27 | SP | TORREF. NOIVACOLINENSES LTDA. |
28 | SP | BRASIL ESPRESSO COM. ATACADISTA LTDA |
29 | MG | ICATRIL IND. DE CAFE DO TRIANGULO LTDA. |
30 | MG | IND. BRUNELLI LTDA. |
31 | PR | IND. E COM. DE TORREF. DE CAFE JANDAIA LTDA. |
32 | RJ | CAFE FAVORITO S/A. |
33 | SP | IND. COM E EXP DE CAFE LTDA |
34 | SP | CSX IND. E COM. DE CAFE EIRELE |
35 | MA | PROD. ALIMENTICIOS RIBAMAR CUNHA LTDA. |
36 | MG | CAFE ITAU LTDA. |
37 | ES | CAFE NUMERO UM S/A. |
38 | PR | CAFE LONTRINHA LTDA |
39 | ES | IND. DE ALIMS. SANTA MARIA LTDA |
40 | BA | AGROIND. E EXP. CAFE BAHIA S/A. |
41 | RJ | CIA. CAPITAL DE PRODS. ALIMENTICIOS |
42 | MG | IND. E COM. DE CAFE GEMA DE MINAS LTDA. |
43 | BA | J. R. COM. E EXP. DE CAFE LTDA. |
44 | SP | SANTO ANDRE ALIM. IND. COM. IMP. E EXP. LTDA |
45 | RJ | TORREF. E MOAG. DE CAFE CARVALHO LTDA.-ME |
46 | MG | CAFE JEQUITINHONHA IND. E COM. LTDA |
47 | SP | CAFES AMAJO E TONINHO IND. E COM. LTDA. |
48 | SP | CIMO ALIMS. COM. EXP. LTDA. |
49 | BA | SOBESA INDL. DE ALIMENTOS SANTANENSE LTDA. |
50 | MG | CAFE DOM PEDRO LTDA. |
51 | AL | INDS. REUNIDAS CORINGA LTDA. |
52 | SP | CAFE CAICARA LTDA. |
53 | BA | MOINHO PAQUETA IND. E COM. LTDA. |
54 | SP | IND. E COM. CAFE FLORESTA S/A. |
55 | PR | POSSANI & ALMEIDA LTDA. |
56 | SP | INTERCOFFEE COM. E IND. LTDA. |
57 | BA | IND. E COM. DE CAFE PINGA FOGO LTDA. |
58 | SP | ALECIO GOTTI LTDA |
59 | GO | FILHO IND. E COM. DE ALIM. LTDA |
60 | PA | LIDER COM. E IND. LTDA |
61 | MG | IND. E COM. DE CAFE DONA IRIS LTDA |
62 | SP | IRMAOS KUHL LTDA. |
63 | SP | CAFE EXCELSIOR LTDA. |
64 | CE | IND. DE CAFE OJUARA LTDA. |
65 | BA | PRODS. ALIMENTS. MARIA ROSA LTDA. |
66 | SP | IND. E COM. DE CAFE CURUCA LTDA. |
67 | SP | ALCAFE CAFE LTDA. |
68 | MT | FARIA TORREF. E MOAG. DE CAFE LTDA. |
69 | ES | COOP. AGROP. CENTRO SERRANA COOPEAVI |
70 | SP | TORREF. E MOAG. DE CAFE RIBEIRAO BONITO LTDA. |
71 | MT | CAFE CAMARADA LTDA. |
72 | SC | CAFE GUIDALLI IND. E COM. LTDA. |
73 | RJ | CAFE FARAO LTDA |
74 | SP | CAFE TESOURO LTDA. |
75 | MG | CAFE SORRISO LTDA. |
76 | SC | ANJU IND. E COM. DE CAFE LTDA. |
77 | SP | COOP. DE CAFEICULTORES E AGROP. LTDA.- COCAPEC |
78 | BA | IPAM IND. DE PRODUTOS ALIMENTS. MOENDA LTDA |
79 | MG | TORREF. BIA LTDA |
80 | ES | CAMPEAO COM. IND. DE CAFE LTDA. |
81 | GO | IND. E COM. DE CAFE SABORES DO BRASIL LTDA |
82 | BA | CAFE 2 DE JULHO IND. DE ALIMS. EIRELI. |
83 | GO | VASCAFE IND. E COM. DE CAFE LTDA. |
84 | ES | IMPERIAL CAFE COM. EXP. E IMP. LTDA |
85 | PB | MOINHO PATOENSE LTDA. |
86 | PR | A B M IND. E COM. CAFE LTDA. |
87 | PB | A. ABRANTES GADELHA CIA |
88 | MG | CAFE BRAZOPOLIS LTDA |
89 | BA | CADORO IND. E COM. DE ALIM. LTDA |
90 | PR | COCAMAR – COOPERATIVA AGROINDL. |
91 | MG | PRATA DOS SANTOS IND. E COM. LTDA. |
92 | GO | CAFE BOCA DE PITO LTDA. |
93 | ES | CAFE BONZON IND. E COM. LTDA. |
94 | PR | CAFE CASA VERDE IND. E COM. LTDA |
95 | PR | ALIMS. ATALAIA LTDA |
96 | GO | CALDAS ALIM. LTDA |
97 | RO | CAFE KATUTA IMP. E EXP. LTDA |
98 | SP | CAFE SAO JOAQUIM LTDA |
99 | MG | AGROPEC. FAZENDA DO BENTO IND. E COM. LTDA. |
100 | BA | CAFE BOM SABOR LTDA |
Classificação até out/22 | UF | EMPRESA |