Indicadores da Indústria de Café | 2022

Desempenho da Produção e do Consumo Interno
Período: Novembro/2021 a Outubro/2022
Realização da Área de Pesquisas da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café


 

ABIC divulga dados de consumo de café no Brasil

Associação completa 50 anos, unifica os Selos de Pureza e de Qualidade reafirmando seu compromisso com o consumidor

A Associação Brasileira da Indústria de Café  (ABIC), que completa 50 anos e passa por reestruturação dos seus Programas de Certificação, divulga dados que reforçam o papel do café como um alimento importante para os brasileiros e para a indústria nacional. Os números de consumo revelam que, apesar da crise econômica gerada em 2021 pela pandemia, que se recuperou em 2022, a procura por café seguiu seu ritmo: mesmo com leve queda de 1,01% em relação ao mesmo período analisado no ano anterior.

A atualização dos Programas de Certificação é motivada pela Portaria SDA 570/2022, em vigor desde 1º de janeiro de 2023, e responsável por estabelecer o padrão oficial de classificação do café torrado. A regulação dá espaço para a atuação de órgãos de defesa do consumidor, como PROCONS e o Ministério Público (MP), agirem contra denúncias de fraude no produto.

Entenda as mudanças nos Programas de Certificação

Serão duas principais alterações. A primeira se trata da unificação dos selos de Pureza e Qualidade. Um café pode ser puro, ou seja, não conter elementos estranhos, mas, ainda assim possuir qualidades desagradáveis ao consumidor. Antes esses cafés podiam obter o Selo de Pureza. Agora, não existirá mais apenas o Selo de Pureza. Graças à unificação, não basta o café ser puro, ele precisa também atingir o padrão mínimo de qualidade estabelecido pela Portaria 570 para ser certificado e conquistar o Selo da ABIC.

A segunda novidade é a consequência dessa unificação. Os produtos que não atingirem os requisitos mínimos de qualidade exigidos pela norma poderão ser comercializados e deverão ser identificados, na embalagem, como “Fora de Tipo”, entretanto estes produtos não receberão o Selo da ABIC. Dessa maneira, somente produtos acima do nível mínimo de qualidade serão certificados pela Associação.

“Estamos subindo a régua, pois acreditamos que o consumidor merece esse rigor, o mercado está preparado e a Portaria 570 só vem para fortalecer esse movimento em prol da qualidade do café”, afirma Pavel Cardoso, Presidente da ABIC.

Para acompanhar as novidades do segmento, a ABIC passou a ser uma entidade credenciada pelo Ministério da Agricultura MAPA para realizar a classificação do café torrado e moído e segue com o papel de única instituição certificadora da qualidade do produto final.

Consumo de café no brasil

Consumo chegou a 21,3 milhões de sacas em 2022

Foram consumidas 21,3 milhões de sacas entre novembro de 2021 e outubro de 2022, queda de 1,01% em relação ao período anterior, considerando dados de novembro de 2020 a outubro de 2021. Este volume representa 41,8% da safra de 2022, que foi de 50,9 milhões de sacas, segundo a Conab. No período anterior, o volume representou 45,3% da safra, que foi de 47,7 milhões de sacas, também considerando os dados da Conab, destacando o Brasil como o maior consumidor dos cafés nacionais.

Os dados apurados pela ABIC reforçam o papel do café como um alimento importante para os brasileiros e para a indústria nacional e revelam que, apesar da crise econômica vivida em 2021 pela pandemia, com recuperação em 2022, o consumo de café seguiu seu ritmo: mesmo com a leve queda.

O Brasil mantém a posição de segundo maior consumidor de café do mundo. A diferença para o primeiro lugar, ocupado pelos Estados Unidos, é de 4,7 milhões de sacas. Quando analisado o consumo per capita, observa-se que, em 2022, ele foi de 5,96 kg por ano de café cru e 4,77 kg por ano de café torrado, um pouco abaixo do ano anterior (4,84kg/ano/hab.), devido ao crescimento da população.

Atualmente, as indústrias associadas da ABIC respondem por 71,1% da produção do café torrado em grão e/ou moído, e representam 86,1% de participação (share) no varejo supermercadista. A ABIC registra em seu banco de dados mais de 3.000 produtos certificados.

Consumo Interno de Café em 2022

Faturamento da indústria de café

Estima-se que as vendas da indústria de café em 2022 alcançaram R$ 23,5 bilhões, um aumento de 54,6% se comparado a 2021. Justificado pela valorização de preço da matéria-prima, mais de 120%, que impactou fortemente no custo da indústria e ocasionando o repasse ao varejo de parte deste aumento.

Abastecimento – Índice de Oferta de Café para a Indústria – IOCI

Em relação ao abastecimento, durante o ano de 2022, a oferta de cafés Canéforas se manteve normal, entretanto, a oferta de cafés arábicas ficou abaixo da normalidade, indicando suprimento irregular e seletivo para as indústrias de todos os portes.

Variação de preço ao consumidor

Para que o café chegue à mesa dos brasileiros, o grão passa por variadas etapas e são muitos os fatores que impactam no preço final do produto encontrado na gôndola, tais como: o câmbio, os custos dos insumos, logística, volume da safra além de fatores socioeconômicos. 

Segundo estudo realizado pela ABIC no ponto de venda, em 2022, a média nacional do reajuste de preço do café foi de 35,4%, consequência do repasse do aumento da matéria-prima que vem desde 2021.

Estima-se que a leve queda de consumo possa ter sido influenciada pelo aumento do preço nas prateleiras e a diminuição do poder aquisitivo.

Comportamento sazonal de vendas das indústrias de café

As vendas de café aumentam nos meses de inverno e retraem nos períodos mais quentes ocorrendo menores volumes de vendas.

Comparando o preço da matéria-prima, o preço do café no varejo e o volume de vendas, observou-se que a matéria-prima aumentou até 137% até jan/22, enquanto o reajuste do café torrado e/ou moído foi mais lento, e somente no segundo semestre de 2022 atingiu o patamar de 100%.

Pesquisa sobre compras de cafés no varejo – Horus

A ABIC monitora as vendas no varejo, através de mais de 1 milhão de notas fiscais coletadas mensalmente em check outs de todo o Brasil, com o sistema da Horus.

CESTA DE CONSUMO

Ticket Médio (R$)Valores gastos com café por carrinho (cesta) do consumidor

Vendas em volume (scs)

Vendas do Atacarejo registraram um aumento de 20,77%, subindo de 4.812,5 milhões de sacas (2021) para 5.812,5 milhões de sacas (2022)

As vendas de cafés de alta qualidade apresentaram um aumento no volume de vendas, categoria superior (26%). Categoria Gourmet (20%) e cápsulas (5,5%) em 2022.

Faturamento do varejo supermercadista e atacarejo com a categoria café

O faturamento com a categoria café subiu 35% foi de 22,57 bilhões de reais em 2021 para 30,57 bilhões de reais em 2022.

Preço médio nacional (R$)

100 maiores indústrias de café associadas à ABIC

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